Apesar do bairro do Jardins ser considerado por muitos como parte da Zona Sul de São Paulo, oficialmente o bairro faz parte da Zona Oeste da capital. São 28 ruas que conectam o Jardins com seus bairros vizinhos: Jardim Paulista, Jardim América, Jardim Europa e Jardim Paulistano.
O Jardins, que conta com a maior concentração de consulados da cidade, também é conhecido por concentrar ótimos restaurantes, bares, lojas de rua e hotéis, deixando o bairro muito vivo e ativo todos os dias da semana. A rua Oscar Freire, com quase três quilômetros de extensão, é internacionalmente conhecida por suas lojas, sendo um passeio obrigatório para os turistas que querem conhecer um pouco do estilo boêmio do morador do Jardins.
Apesar do comércio ativo da região, o Jardins apresenta um dos melhores CEPs para se viver na cidade. Conta com residências de alto padrão, em sua maioria de apartamentos. Muitos edifícios são muito antigos, porém, devido ao charme bem específico da região, muitos residentes optam por reformarem seus apartamentos ao invés de procurarem outro bairro com prédios mais modernos.
O bairro permite que a locomoção seja muito fácil. Além de muitas pessoas caminharem até seus destinos, o Jardins conta com três estações de metrô: Trianon-Masp, Consolação e Oscar-Freire.
Com o objetivo de manter o bairro seguro e conservado, os moradores criaram duas associações: a Associação Ame Jardins e a Sociedade Amigos e Moradores do Bairro do Jardins.